Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro Infantil da Lixa é uma Associação de Solidariedade Social, constituída a 3 de dezembro de 1976, uma IPSS do ramo do Ensino Pré-Escolar.

Foi criada por iniciativa do então pároco de Vila Cova da Lixa, Padre António Leite da Fonseca Durães (desde 1967 a 1999), falecido em 18 de fevereiro de 2003 - juntamente com mais nove pessoas que constituíram o primeiro grupo de sócios. Destes, em novembro de 2012, sobrevivem quatro.

É um estabelecimento implantado na cidade da Lixa, sito no Largo da Igreja (junto à Igreja Paroquial de Vila Cova da Lixa), concelho de Felgueiras, distrito do Porto, que acolhe crianças dos 3, 4 e 5 anos, das freguesias de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim, Santão, Macieira da Lixa, Pinheiro, Caramos, Telões, Freixo de Cima, Freixo de Baixo, Figueiró (Santiago), Figueiró (Santa Cristina), Vila Verde, Refontoura, Airães e outras..., possuindo transporte próprio para servir aquelas crianças que dele necessitem. 

Funciona de segunda a sexta-feira. Abre às 07,30 horas e encerra às 19,00 horas.

Aquando do registo na Direção de Serviços das Instituições de Solidariedade Social a 22-12-1983, com o nº 72/83, foi recomendado que fosse revista a redação do art.º 1 dos Estatutos, revisão que já tinha sido feita a 27 de novembro de 1981, no Cartório Notarial de Amarante, perante 23 outorgantes - sendo o primeiro o Padre António Leite da Fonseca Durães, e dos quais já faleceram 11 - passando "o Centro Infantil da Lixa a reger-se como Associação de Solidariedade Social".

Segundo o art.º 3 dos Estatutos (com aprovação por despacho ministerial em 3 de dezembro de 1976, publicada em "Diário da República" nº 8, IIIª série, de 11-01-1977), o CIL "tem por objetivo cooperar com as famílias na criação e educação dos seus filhos, coadjuvando os serviços públicos competentes e outras instituições ou entidades num espírito de entreajuda, solidariedade e colaboração". 

É uma Associação, e por isso tem sócios: podem ser residentes ou naturais da Lixa ou não - todos são bem-vindos. Depois de um largo período em que foi descurado este aspeto do CIL, estamos neste ano de 2012 a procurar reativar a nossa relação com os sócios. Para tal, apela-se aos sócios antigos, os da primeira hora e os que vieram posteriormente, bem como a outras pessoas que se queiram associar, que entrem em contacto com o Centro Infantil da Lixa, a fim de reatarmos ou iniciarmos a nossa relação, pelo pagamento das quotas, participação na vida da Instituição/ Associação: uma associação sem sócios deixa de ter razão de existir ou de se chamar assim.

Sendo uma IPSS, com a valência do Ensino Pré-Escolar, tem um acordo de cooperação com a Segurança Social e a Direção Regional de Educação do Norte.

O CIL define-se como um serviço à sociedade e à família, uma Instituição aberta a todos os níveis sociais, uma comunidade educativa em que todos participam, Direção, Pais, Educadores, Pessoal não docente e Crianças, cada um a seu nível e a seu modo, na vida da Instituição.

O CIL, nas suas atuações, tem como objetivos:

a) Cooperar com as famílias na sua missão educativa;

b) Prestar aos utentes os cuidados de que carecem;

c) Organizar serviços de apoio e ajuda complementares, às famílias com dificuldades específicas na sua missão educativa.

Assembleia Geral

Presidente: Rui Casimiro Sorte Sousa

1º Secretário: José da Silva Matias

2ª Secretária: Maria da Graça Pereira Meireles

 

Direção

Presidente: P. Joaquim Pinto Carneiro da Costa

Vice-Presidente: Manuel António Oliveira Pinto

1ª Secretário: Manuel José cerqueira da Silva

Tesoureiro: Albino Pinto Pereira

1ª Vogal: Eduardo Magalhães Pinheiro

 

Conselho Fiscal

Presidente: Manuel António Carvalho Ribeiro

1º Vogal: António Vitor de Sousa

 2º Vogal: Carlos António Ribeiro da Costa

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais